ADJUNTO DE COMANDO E SUA TRÍADE
ADJ CMDO E SUA TRÍADE
1. Para entender a tríade, que orienta o trabalho deste importante assessor, precisamos, antes, tratar da função de Adjunto de Comando (Adj Cmdo) de Organização Militar (OM). Este cargo faz parte de um investimento do Exército Brasileiro (EB) em seu processo de transformação, principalmente no que diz respeito ao Fortalecimento da Dimensão Humana e Valorização das Praças. Esta ferramenta traz consigo uma série de prerrogativas e atribuições que garantem ao Adj Cmdo atuar no intuito de disseminar a intenção do Cmt dentro da OM e trazer-lhe os anseios, preocupações e necessidades da ponta da linha, garantindo, assim, um assessoramento importante para que sejam tomadas as decisões mais acertadas.
2. Integrando o Estado-Maior Especial da OM, o Adj Cmdo faz seu assessoramento ao Cmt e Estado-Maior (EM) naquilo em que é especialista: o viver e o pensar das praças. Ao participar das reuniões de EM, além de tomar ciência da intenção do Cmt e das necessidades do EM, tem a oportunidade de trazer ao Cmdo, peculiaridades e situações pontuais, no que diz respeito às praças, enriquecendo o rol de informações do Cmt antes que sua decisão seja tomada. Este assessoramento, sendo bem feito, evitará desgastes e atritos desnecessários na OM, facilitando o diálogo entre o Cmdo e a tropa, eliminando eventuais ruídos na comunicação e levando todos ao mesmo rumo.
3. Esta é uma transformação inédita no EB, quase uma revolução! Motivo de honra e orgulho das praças, pois lhes foi conferida muita responsabilidade e depositada extrema confiança. É a oportunidade de mostrar o potencial e utilidade que podem prover à Força Terrestre. É a chance de externar o que talvez seja a maior qualidade de uma praça com mais de 20 anos de carreira: o conhecimento empírico de sempre ter estado na ponta da linha. Levar isto ao Cmdo é de uma valia imensurável pois, se às praças é garantida tamanha honra e nobre missão, aos Cmt e EM é assegurado o acesso a informações que dificilmente, ou nunca, teriam. Tal procedimento melhora o ambiente na OM e garante confiança nas decisões a serem tomadas. Ganha o EB!
4. Valendo-se das prerrogativas e atribuições que lhe conferem a legislação do cargo, é possível, simplificadamente, resumir a missão do Adj Cmdo como sendo os “olhos e ouvidos do Cmt” inseridos na tropa e a “voz da tropa” que chega ao Cmdo da OM, respeitando sempre a cadeia hierárquica para que nenhuma etapa seja subestimada e para que nenhum membro do EM fique desatualizado quanto a um problema de sua alçada. Agindo com esta cautela, muitas questões serão resolvidas, sem nem mesmo haver a necessidade de se ocupar o pouco tempo de que dispõe o Cmt da OM.
5. Com este entendimento da função do Adj Cmdo nível OM, onde há extremo contato com a tropa, qual seria o comportamento do Adj Cmdo do escalão superior, onde há menos contato com a tropa? O Adj Cmdo de Grande Comando ou Unidade, em suma, desempenhará as mesmas funções do cargo nível OM, com sua pequena tropa, porém, terá que padronizar e coordenar as atividades dos Adj Cmdo do escalão subordinado, prestando suporte quanto às informações e decisões tomadas do escalão superior, para que a intenção de seu Cmt possa ter o alcance que almeja e também para que os anseios da tropa deste escalão cheguem ao conhecimento do Cmdo do escalão superior.
6. A PRESENÇA do Adj Cmdo do escalão superior em visita às OM subordinadas objetiva, além de aumentar o vínculo e trocar informações no que diz respeito às necessidades, fortalecer o cargo de Adj Cmdo nível OM, pois é lá que há a maior quantidade de militares e é onde há maior necessidade de atuação.
7. Para cumprir tal objetivo, o Adj Cmdo, independente de seu escalão, possui um norte a ser seguido, ou uma “Tríade” a ser cumprida, que garantirá o alinhamento em suas atitudes:
a. Presença
- Estar presente em todos os lugares e situações, principalmente quando há tropa. Ademais de facilitar o diálogo com o Cmt, sua presença denota comprometimento com a missão e demonstra, além de ser um elo de comunicação com o Cmt, que em caso de necessidade, poderá ser utilizado. Faz parte da percepção do militar, estar presente em todos os momentos em que seja pertinente e não nos momentos em que sua presença seria um incômodo. Uma linha tênue separa o estar ou não presente na maioria das ocasiões. A resposta virá com o tato, a percepção e principalmente, com a experiência no cargo e sua consolidação.
b. Relevância
- Característica importantíssima e que está diretamente ligada à Presença, pois para ser relevante, é preciso estar ciente, presente e ter a chamada “consciência situacional”, ou seja, o pleno conhecimento do que está ocorrendo. Sem Presença, a Relevância fica prejudicada, questionada. Imprescindível também, estar atualizado com a doutrina e as legislações pertinentes que afetam a tropa. Quanto mais relevância, melhor será o assessoramento prestado. Presença e Relevância também andam juntas na ponta da linha, pois, sem elas, o Adj Cmdo não conseguirá informações e não terá a percepção necessária para entender o que está acontecendo no nível “micro”, para, posteriormente, poder juntar as peças e projetar a visão “macro” da situação, proporcionando assessoramento relevante e oportuno.
- O Gen Div Eduardo Diniz, Cmt da 2ª DE, que apoia e estimula o uso continuado da ferramenta, oferece o seguinte entendimento da Relevância:
Está diretamente ligada à importância que se deve dar a este agente do exercício da liderança. Por se tratar de coisa nova na Força e não estar impregnado em nossa cultura importante se faz os comandos em todos os níveis atuarem no sentido de efetivamente fazer valer todas as atividades e ritos ligados a existência de tal cargo. Cabe aos comandantes, o convencimento de todos, oficiais e praças sobre a importância da existência do cargo e mesmo da consideração que deve-se dispensar ao militar que foi designado para ocupá-lo.
c. Humildade
- Ponto sensível do cargo, pois o militar não pode esquecer-se do seu lugar e que, apesar de estar numa posição de “autoridade das praças” ele não é, por si só, uma autoridade e sim um cargo. Humildade também será necessária para tratar de todas as situações passíveis de sua intervenção. Sem esta qualidade e consciência de sua posição perante a cadeia hierárquica, o Adj Cmdo não conseguirá atuar.
8. Seguindo essa Tríade, será mais fácil alcançar de maneira lenta e gradual o modelo de Estado Final Desejado, com a atuação do Adj Cmdo na OM: Cumprimento da missão e Ambiente Positivo na OM, com uma interação saudável entre todos os seus integrantes.
São Paulo-SP, 18 de abril de 2018
S Ten Cav LUIS FELIPE DE SOUZA SALOMÃO
Adj Cmdo do Cmdo 2ª DE
Comentários
Citando 1ºSgt Júnior - CMPA:
Energia sempre positiva.
Abs
[quote name="GIULIANO DE SOUZA"]Parabéns, meu Amigo Salomão!
Suas palavras...
Suas palavras são esclarecedoras e norteiam formidavelmente o caminho a ser trilhado por todos nós.
A sua habilidade em registrar essas percepções é de grande valia para o cargo e, por isso, você merece os nossos cumprimentos no intuito de permanecer motivado a contribuir com o seu olhar atento e sua disposição em repassar essas experiências com oportunidade.
Um forte abraço!
A.D.
Vamos tentando ser úteis! Brasil!!
Citando Fetzer:
Parabéns pela excelente sitentização sobre o que realmente significa a função de Adj Cmdo dos níveis superiores ao nível OM e sua importante “tríade”.
Em seu texto, o Sr conseguiu destacar o cerne desta novíssima e importante função para o nosso Exército.
Parabéns pelo excepcional trabalho que vem realizando.
Um forte abraço
Citando ST Agabe:
Abnegação faz parte da função o tempo todo. Abs
Citando Breno Archanjo Monte:
Esta é a ideia! Abs
Citando STen PAZ:
Citando ANTONIO:
Assine o RSS dos comentários