Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Artigos

Adjunto de Comando - “Anúncio” e valorização das Praças

Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 11h51 | Acessos: 5264

1. A valorização do Adjunto de Comando (Adj Cmdo), por ocasião de eventos militares, em que haja a presença de tropa, se reveste de grande importância.

2. No contexto da criação do cargo foram conferidas algumas atribuições e prerrogativas com o intuito de permitir que o militar imbuído das tarefas pudesse realmente atingir seu objetivo de contribuir para o cumprimento da missão da Organização Militar (OM), guardando bom ambiente e fraterna camaradagem entre todos os seus integrantes, independente do grau hierárquico.

3. Em qualquer formatura militar, a quantidade de Praças é consideravelmente superior à de oficiais (proporção de 90/10) e o único graduado em posição de destaque, representando todos os círculos hierárquicos abaixo de subtenente é o Adj Cmdo. Nestes eventos, além de regulamentar, é praxe o anúncio de todas as autoridades civis e militares, independente da quantidade presente.

4. Além disso, no Exército Brasileiro, o oficial (Of), de per si, já é autoridade. O graduado, por seu turno, salvo algumas situações pontuais, é investido de autoridade quando nomeado (cargo de Adj Cmdo e Inst Ch Tiro de Guerra, por exemplo) e deixará de sê-lo após a passagem da função, ou seja, enquanto para o Of a questão é pessoal, para a Praça é funcional.

5. Esta situação, com pouca ou nenhuma representação de Praças nas formaturas, em particular aquelas com a participação de convidados do público externo, perdurou até 2015, quando da criação do cargo de Adj Cmdo e sua consequente regulamentação quanto ao anúncio. Além de conter uma série de outros objetivos, ressalta-se a valorização conferida às Praças e à tropa.

6. O Adj Cmdo, pelas funções que exerce, tem muito contato com os oficiais e, com o passar do tempo, aprende que o leque de variáveis que compõe o planejamento das ações pelos oficiais, pode ser maior do que o envolvido em sua execução, pelas Praças. Quando da exata compreensão dessa situação, o Adj Cmdo começa a ter condições de assessorar tanto seus superiores, quanto seus pares e subordinados. O cargo é, provavelmente, o primeiro a contemplar um militar com acesso a todos os ambientes de uma OM, cabendo-lhe a árdua missão de reduzir a distância entre os que planejam e tomam as decisões e os que as executam. O referido “anúncio”, do militar no cargo, fortalece e facilita o cumprimento da missão.

7. Este cargo surgiu na Força Terrestre para aumentar a harmonia entre oficiais e praças e vem alcançando resultados de tal relevância que já mobilizou iniciativas semelhantes na Força Aérea e também na Marinha do Brasil. No entanto, faz-se importante destacar que os objetivos não foram alcançados em sua plenitude apenas por conta de entendimento parcial da portaria de criação, particularmente no que se refere ao anúncio do Adj Cmdo, logo após ser anunciada todas as autoridades civis e militares. É necessário aproveitar esta oportunidade de melhoria que contribuirá para o cumprimento do objetivo final e no estabelecimento do Estado Final Desejado (EFD) da OM, que deve estar focada na missão cumprida, com um ambiente agradável entre todos.

8. Simbolicamente, aquela Praça, no palanque

- é mais do que um simples S Ten ou Sgt em destaque entre tantas autoridades, muitas vezes, de prestígio nacional ou até internacional;
- é a única representatividade de toda uma tropa que, formada à frente, denota entusiasmo e dedicação para que o evento seja impecável;
- demonstra que o Cmt da tropa, de Ten Cel a Gen Ex, está alinhado em pensamento e objetivo com todos os que estão em forma e não somente com as autoridades, sejam militares ou não;
- valoriza a tropa, soa como um lembrete, uma deferência simples, lembrando que somos de uma mesma instituição e estamos juntos nos mesmos desígnios e objetivos.
- motiva as demais praças a se dedicarem para que um dia possam estar naquele lugar, com aquela representatividade.

9. Enfim, o anúncio daquela Praça deixa claro que seu Cmt valoriza e se preocupa com que todos os militares sob seu comando estejam alinhados nos mesmos propósitos, bem como ombreados e voltados para o mesmo objetivo, o que contribuirá sobremaneira para a manutenção de um agradável clima organizacional e o cumprimento da missão da OM.

 

São Paulo – SP, 24 de setembro de 2018

 S Ten Cav LUIS FELIPE DE SOUZA SALOMÃO
Adj Cmdo do Cmdo 2ª DE 

Comentários   

#8 S Ten Salomão 03-12-2018 15:01
Obrigado a todos que comentaram.
Sigamos trabalhando pelo aprimoramento do cargo, dos profissionais e do EB.
Abs
Citar
#7 STen Rabelo-Bda Pqdt 26-09-2018 06:34
Excelente texto!
Esclarecedor e reflexivo...
Costumo dizer que as praças em forma ao ouvirem o anúncio e verem o Adj Cmdo em destaque devam se sentir valorizados, pois naquele momento todas as praças estão em destaque lembrando que todos somos uma só equipe.
Citar
#6 STen Ledmilson 26-09-2018 00:34
Excelentes esclarecimentos prezado STen Salomão. Há que se destacar ainda que trata-se de um avanço inovador em nossa cultura organizacional e o prestígio dispensado ao Militar no cargo de Adj Cmdo reflete diretamente a importância de todo círculo dos Praças dentro da OM.
Citar
#5 STen Vargas 25-09-2018 22:28
Prezado STen Salomão!
Excelente e pontual artigo. Sua abordagem em que somos da mesma Instituição e compactuamos os mesmos objetivos, demonstra que estamos evoluindo em direção do mesmo propósito. O cargo de Adj Cmdo veio para corroborar a intenção do comandante. Parabéns! Aço!
Citar
#4 S Ten Giuliano 25-09-2018 18:59
A importância dos símbolos permeia nossas sociedades através dos tempos com influências profundas na cultura de seus povos.
A nossa Instituição, Exército Brasileiro, também rica em simbologias, transmite os seus valores por meio dessas mensagens cifradas, as quais se tem como exemplo clássico o culto à Bandeira Nacional que desperta os sentimentos de honra daqueles que lutam e já lutaram pela unidade de sua nação. É um poder inconsciente que desperta a certeza de prosseguir na missão.
De fato, há situações em que já vivenciamos, no entanto, quando elas se revestem dessas figuras simbólicas se tornam arraigadas no subconsciente.
Ao anunciar o Adjunto de Comando acompanhando o seu Comandante este ato simbólico reforça um sentimento de coesão entre os militares em que realça a sensação que todos estão juntos pelo mesmo propósito.
Parabéns pela reflexão, Caro Amigo!
Citar
#3 STen Pivetta 25-09-2018 18:51
Palavras próprias de quem realmente entende o propósito da criação do cargo.
Um graduado não precisa de deferencias. Ele sabe a sua missão e a cumpre, como todo bom profissional. O anúncio do Adj Cmdo em solenidades visa tão somente integrar a tropa àquelas autoridades que participam do evento e reforçar a mensagem de que o Cmt e aquele graduado antigo estão alinhados em um mesmo propósito.
Citar
#2 STen Rezende 25-09-2018 16:07
Tal reflexão do companheiro chama a atenção para essa importante liturgia do cargo de Adj Cmdo, bem como nos remete às demais prerrogativas e, principalmente aos deveres, que estão previstos em egislação específica e contribuem para que a instituição alcance os seus objetivos estratégicos na área da dimensão humana e de valorização das praças.
Citar
#1 S Ten Tamiosso 25-09-2018 15:53
Muito oportuno o texto Salomão, sua abordagem esclarece o significado do anúncio. Tenho andado em algumas OM e visto que esta prerrogativa ainda precisa ser melhor entendida e colocada em prática.
Citar

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página