Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Artigos

O Adjunto de Comando como ferramenta de intermediação

Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 11h51 | Acessos: 3309

O Adjunto de Comando como ferramenta de intermediação

 

Para o entendimento do texto, será chamado de Universo das Praças o círculo de Subtenentes e Sargentos (ST/Sgt) e o círculo dos Cabos e Soldados (Cb/Sd) e Universo dos Oficiais, os círculos dos Oficiais (Of) subalternos, intermediários e superiores.

 

O Adjunto de Comando (Adj Cmdo) tem como uma de suas funções fazer a intermediação entre os dois Universos que, muito embora comunguem dos mesmos valores forjados ao longo de suas formações acadêmicas, em algumas áreas do conhecimento pensam de maneira diferente. Muito se deve à origem e à educação trazida de seus lares, quando do ingresso na Força Terrestre, mas a principal diferença no pensamento e na conduta fica destacada a partir do modelo curricular de suas respectivas escolas de formação, tendo em vista a formação do sargento contemplar apenas dois anos, contra os atuais cinco anos para a formação do oficial.

 

Tal disparidade, e será enfatizado aqui a conduta e o pensamento, cria uma distância entre esses universos que não impede a eficiência no cumprimento das missões, ao mesmo tempo em que oferece uma ampla área de atuação para o Adj Cmdo, que nela pode desenvolver significativo trabalho em face de sua visão diferenciada do Universo dos Oficiais, fruto de sua proximidade e estreita convivência com a autoridade, aliada à sua experiência de mais de 20 anos junto ao Universo das Praças. Essa peculiar situação permite que o Adj Cmdo exerça o seu papel no sentido de mitigar não só essa distância, como também os seus efeitos, buscando equacioná-los perante as angústias e ansiedades do Universo das Praças, no sentido de alcançar a aproximação que resulte em maior entrosamento e permita transformar a nossa já virtuosa instituição em algo com níveis ainda melhores de excelência, no que diz respeito ao alinhamento de conduta, pensamento, cumprimento de missão e ambiente profissional saudável.

 

Por suas características funcionais, é possível dizer que o Adj Cmdo compreede as diferenças de comportamento e de atitude no cumprimento das missões em que praças estejam empenhadas. Ao entender esta disparidade, ele passa a se constituir no agente que reúne as melhores condições em identificar os pontos nevrálgicos e iniciar a intermediação de pensamentos e atitudes, levando para as praças algumas considerações sobre os fatores considerados para determinada decisão, bem como trazendo para o Cmdo (Universo Of) o nível do termômetro das praças. Assim, ele assegura um melhor entendimento entre todos, o que certamente contribuirá para a redução do espaço entre os universos.

 

Considerando que as praças executam o planejamento realizado pelos Of, para um melhor cumprimento da missão, é interessante, desde que possível, o entendimento dos aspectos que envolveram a tomada de decisão. Desnecessário acrescentar que as missões serão cumpridas de qualquer maneira, mas o seu pleno conhecimento e entendimento, no exato limite de sua conveniência, poderá contribuir para melhor execução. Deste modo, estimula-se, inclusive, o surgimento de ideias inovadoras que possam ser consideradas nos planejamentos e que possam contribuir de forma mais destacada para o cumprimento da missão, seja em menor tempo, seja com melhor qualidade ou ambos.

 

Por outro lado, os oficiais, com conhecimento mais estruturado dos seus subordinados, poderão pautar as suas decisões com base em um leque maior de informações, fato que, com certeza, conduzirá para um caminho mais coerente e acertado, pois o Cmdo terá ciência, por exemplo, de que certa linha de ação pode ser substituída por uma outra tão eficaz quanto a primeira, mas que estará mais bem dimensionada para as características de sua tropa. Ou seja, a comunicação melhora quando um lado passa a entender melhor o outro, contribuindo para o sucesso da missão e para aperfeiçoar o ambiente da OM. O Cmdo, ao entender melhor os seus subordinados, passará a considerar esse aspecto na tomada das decisões. A tropa, por sua vez, passa a entender a complexidade do processo decisório, a quantidade de fatores envolvidos e as dificuldades inerentes para se chegar a uma alternativa que, além de satisfazer as necessidades para o bom cumprimento da missão, permita corresponder aos anseios de todos.

 

Com o tempo, todos poderão compreender que, invariavelmente, a linha de ação contemplada foi a que melhor atendia todas as exigências da missão e que outras considerações não foram ou não puderam ser consideradas apenas e tão-somente para não colocar em risco de insucesso aquilo que é preciso ser feito. Entenderão que aquela foi a decisão tomada e que é necessário acionar a tecla da disciplina intelectual para que todos possam seguir em uma mesma direção. Ao chegarmos neste nível, teremos a excelência no cumprimento das missões, pois as atitudes serão as mais favoráveis para ambos os universos, considerando uma vitória dentro da instituição, pois teremos um ambiente mais saudável, plenamente profissional e de ampla harmonia.

 

Voltando para o Adj Cmdo e fazendo uma analogia com o estudante de idiomas que para aprender melhor e com mais eficiência certo idioma faz uma “imersão” na região/país que aquele idioma é falado, aprendendo, assim, a cultura, as gírias, os costumes, a maneira de se pensar e o porquê de tal vocábulo ser usado em detrimento de outro, que aparentaria ter o mesmo significado, facilitando, desta maneira, a compreensão e o aprendizado daquela língua. Sem imersão, dificilmente chegar-se-á a tal nível de entendimento por mais que o estudante se esforce e se aplique nos estudos. Assim é o Adj Cmdo, pois ele é esta ferramenta que tornará este objetivo possível, pois faz parte de um grupo, mas a imersão em outro grupo possibilita esse entendimento dos dois universos, trazendo a este militar a responsabilidade de, continuamente, ser o intérprete que permitirá o alcance de altos índices de excelência no cumprimento da missão. Para isso, necessitará muita percepção, tato e humildade para entender os Of e trazer às Praças a maneira peculiar de pensamento dos primeiros e, inversamente, levar aos Of o pensamento e raciocínio das Praças, que é diferente, apesar de estarmos sujeitos às mesmas regras, mesmos regulamentos. Com isso, e aos poucos, vamos diminuindo a distância entre os dois grupos, modificando, inclusive, as reclamações, seja na intensidade, seja no conteúdo.

 

Já existem pequenas frações, onde há este entendimento. Elas tornam-se as melhores, com os melhores ambientes, onde as missões são cumpridas com os melhores desempenhos, com mais rapidez e com mais qualidade e eficiência.

 

Esta é a Grande missão do Adj Cmdo, missão esta que não está escrita em lugar algum, mas que está nas entrelinhas do regulamento. É para isso que este cargo existe. É para o bem de todos os militares do EB que o Adj Cmdo precisa trabalhar.

 

Finalizo exaltando que, se hoje, já somos a instituição de maior credibilidade na sociedade, onde chegaremos com estes dois Universos mais unidos e alinhados em atitudes e pensamentos? Rumo à excelência! Somos um único Exército e, com o entrosamento perfeito entre Praças e Oficiais, seremos referência mundial de Exército Coeso.

 

 

São Paulo – SP, 05 de abril de 2019 

 S Ten Cav LUIS FELIPE DE SOUZA SALOMÃO
Adj Cmdo do Cmdo 2ª DE 

Comentários   

#3 1° Sgt Fetzer 13-04-2019 08:00
Caro ST Salomão
Parabéns pela análise do trabalho realizado pelos Adj Cmdo. O Sr foi muito feliz na exemplificação da missão de tão importante função para os nossos círculos hierárquicos. Nosso Exército já é uma referência e aos poucos passa a ser um grande exemplo para todas as outras forças, instituições e, até mesmo, forças de outros países.
Forte abraço!
Citar
#2 Édson Vargas - 2 Ten 10-04-2019 07:53
Prezado amigo Salomão!
Parabéns pela abordagem do Adj Cmdo inserido nos
círculos de Oficiais e Sargentos. Conseguistes colocar o texto de uma maneira construtiva para o aperfeiçoamento do cargo. Forte abraço! Aço!
Citar
#1 STen Rezende 09-04-2019 11:19
Essa bela reflexão do nosso companheiro não só exemplifica o que vivenciamos no dia a dia, mas nos mostra que apesar das diferenças é possivel agregar os universos de oficiais e praças não somente pelos Adjuntos de Comando, mas por todos integrantes da OM.
Citar

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página