Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Artigos

2ª DE realizará Exercício Agulhas Negras no final de setembro

  • Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 16h24
  • Acessos: 826

 São Paulo (SP) – A 2ª Divisão de Exército realizará, entre os dias 18 e 29 de setembro, na região do Vale do Paraíba, o Exercício Agulhas Negras. O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão das tropas da Divisão Presidente Costa e Silva em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis. O exercício ainda demarcará o coroamento do ano de instrução militar.

A Área de Operações incluirá as cidades paulistas de Taubaté, Lorena, Cachoeira Paulista, Areias, Silveiras e São José do Barreiro, se estendendo até Itatiaia e Resende, ambas no estado do Rio de Janeiro. Na 28ª edição do Exercício Agulhas Negras, cerca de 4,3 mil militares de mais de 40 unidades do Exército participarão das operações e estarão nas ruas dessas cidades para fins de treinamento.

O Exercício Agulhas Negras é um adestramento previsto no Plano de Instrução Militar do Exército Brasileiro e a realização do treinamento não está vinculada a nenhum contexto de emprego real e recente das Forças Armadas.

O exercício envolverá diversas atividades militares, dentre as quais se destacam deslocamentos de tropa a pé e motorizados, ações com presença de tropa nas localidades, patrulhas, emprego de helicópteros e transposição de curso d’água, entre outras. Ressalta-se que todas as atividades serão supervisionadas com ênfase nas medidas de segurança. Além disso, o exercício em questão não acarretará danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

A presença das tropas buscará não afetar a rotina das localidades onde ocorrerá o exercício.

As redes sociais do Exército Brasileiro, do Comando Militar do Sudeste e da 2ª DE repercutirão a realização do exercício.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página