Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Artigos

Operação Enlace 2024

  • Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 10h40
  • Acessos: 85

São Paulo (SP) - Entre os dias 3 e 7 de junho foi realizado a Operação Enlace, na Base de Administração e Apoio do Ibirapuera. O Exercício se caracterizou pela montagem, realizada pela Companhia de Comando da 2ª Divisão de Exército, das instalações físicas e semi permanentes do Posto de Comando da Divisão Presidente Costa e Silva.
O Posto de Comando (PC) é uma estrutura vital para a gestão eficaz de operações militares, proporcionando um centro de controle onde a tomada de decisões, a coordenação de operações e a comunicação eficiente se unem para garantir o sucesso das missões.
As estruturas de um PC variam de acordo com seu nível (tático, operacional ou estratégico), a missão e o ambiente operacional. No entanto, todos os PC compartilham algumas estruturas e elementos essenciais que garantem seu funcionamento eficaz, dos quais ressalta-se o Centro de Operações (COp). No COp, a célula de logística é subdividida em pessoal e material; a célula de operações é composta pelas vertentes de operações correntes e de operações futuras; a inteligência, de forma silenciosa e eficaz, age em prol de toda a manobra; e as Operações de Informação trabalham, atuando em conjunto com a Comunicação Social, para garantir a liberdade de ação do escalão militar considerado.
Na atividade, além da instalação fixa, foi montado o Posto de Comando Tático sobre uma Viatura 5 Ton. Essa instalação, temporária e móvel, serve como centro de operações em um ambiente de combate, permitindo uma resposta rápida e coordenada às condições dinâmicas do campo de batalha.
Por fim, o exercício serviu como preparação para as missões vindouras do Comando Militar de Área das quais destacam-se a Operação Rondon, Operação Santa Bárbara e a Operação Perseu.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página