Operação Rondon
São Paulo (SP) - Entre os dias 26 e 28 de junho, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) realizou a Operação Rondon. O exercício militar de Posto de Comando envolveu a participação de 20 Unidades Militares. A 2ª Divisão de Exército participou da atividade desdobrando seu Posto de Comando (PC) e realizando o planejamento dentro do contexto de um problema militar simulado.
A Operação Rondon teve como principal objetivo o desdobramento e funcionamento dos Postos de Comando das tropas que serão adestradas na Operação Perseu, prevista para ocorrer no Vale do Paraíba no final desse ano. Essas atividades são fundamentais para proporcionar maior integração, convergência e sinergia nas funções de combate, além de reciclar conhecimentos técnicos e operacionais. As tropas também aproveitaram a oportunidade para desdobrar e operar os meios de comando e controle orgânicos.
Além disso, a Operação Rondon buscou identificar eventuais oportunidades de melhoria nos sistemas, necessidades de material de comunicações, bem como testou os meios e os fluxos de mensagens que serão utilizados durante a Operação Perseu. Essas ações preliminares serão cruciais para garantir o sucesso do grande exercício militar que acontecerá no fim do ano, assegurando que todas as unidades estejam bem preparadas e coordenadas para enfrentar os desafios que virão.