Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Crianças visitam 4º Batalhão de Infantaria Leve no Projeto Portões Abertos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Crianças visitam 4º Batalhão de Infantaria Leve no Projeto Portões Abertos

  • Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2016, 10h15
  • Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2016, 17h56

Escolares de Osasco conheceram História do Exército, realizaram atividades lúdicas e assistiram a desfile da tropa.

 

        - “Do que você mais gostou aqui?”, perguntou o repórter.

        - “De vocês. Vocês são muito organizados”.

        - “O que você viu de especial aqui?”, indagou novamente.

     - “Nunca imaginei que veria tantos soldados”, concluiu o jovem Gabriel Cassiano, de sete anos de idade, estudante da Escola Municipal Professor Luciano Felício Biondo, localizada em Osasco.

 

Gabriel, ao lado de mais de 100 crianças, teve uma oportunidade única de vivenciar um cotidiano diferente do habitual, na manhã dessa terça-feira (12), ao visitar o 4º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) dentro das atividades previstas pelo Projeto Portões Abertos.

 

 

O projeto integra as comemorações da Semana do Exército. O Exército Brasileiro tem suas raízes fincadas na 1ª Batalha dos Guararapes. Transcorrida em 19 de abril de 1648, nas proximidades do Recife (PE), esse episódio resultou na vitória do "Exército Patriota", integrado por combatentes das três raças formadoras da nacionalidade brasileira, sobre as tropas de ocupação do invasor holandês que dominava boa parte da Região Nordeste havia 18 anos.

 

O 22º Batalhão Logístico Leve e o 2º e 8º Batalhões de Polícia do Exército também recepcionaram crianças em seus quartéis nessa terça-feira. Nos dias 13 e 14 de abril, foi a vez de as escolas receberem os militares, que desenvolverão atividades cívicas e palestras.

 

Portões Abertos no 4º BIL

 

Incomum à rotina de um quartel, o alvoroço causado pela empolgação das crianças chamou a atenção dos militares. Talvez os jovens não esperassem ter uma aula de História do Brasil ao ar livre. O 4º BIL montou duas barracas em meio às antigas árvores do tradicional quartel de Osasco, fundado em 1922, para recepcionar os estudantes.

 

As crianças foram recebidas, na primeira barraca, pelo busto do patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias. Ali, entre banners, vídeos e material de emprego militar, eles entenderam como se deu a participação da Força Terrestre na formação da identidade nacional. Conforme avançavam pela exposição, as crianças faziam mais perguntas. Todas respondidas com muita paciência pelos oficiais do Regimento Raposo Tavares.

 

Após a exposição, os estudantes seguiram para a pista de cordas. Bianca Isabelly, de nove anos, foi a primeira a encarar a aventura. “Achei legal. Tive um pouco de medo, porque treme muito. Você acha que vai cair, mas não cai não”, disse, com uma expressão ainda um pouco assustada, a estudante.

 

Na sequência, as crianças assistiram, ao lado do comandante do 4º BIL, Tenente-coronel Toledo, ao treinamento para a formatura de aniversário do batalhão. A vibração dos soldados e da banda de música contagiaram os jovens no palanque, que passaram a marcar passo, como se quisessem marchar ao lado dos militares.

 

Para finalizar a manhã, os estudantes fizeram um passeio de viatura pelo quartel e realizaram um lanche, antes de se despedir do Regimento Raposo Tavares.

 

O 4º BIL é subordinado à 2ª Divisão de Exército por meio da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel).

 

Confira mais fotos no nosso álbum.

registrado em:
Fim do conteúdo da página