Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 2ª Divisão de Exército organiza exposição de material de emprego militar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

2ª Divisão de Exército organiza exposição de material de emprego militar

  • Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2016, 15h45
  • Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2017, 11h19

Em sábado ensolarado no Parque do Ibirapuera, público tem a oportunidade de ver de perto blindados e armamentos do Exército.

 

São Paulo (SP) – Uma visita ao Parque do Ibirapuera sempre pode render boas surpresas. Nesse sábado (16), a 2ª Divisão de Exército (DE) coordenou uma exposição de material de emprego militar no tradicional parque paulistano. Participaram do evento 16 organizações militares durante todo o dia.

 

A exposição fez parte das comemorações da Semana do Exército. No dia 19 de abril, comemora-se, em todos os quartéis do país, os feitos dos heróis de Guararapes, que, em 1648, venceram a primeira batalha contra o inimigo holandês, que ocupava a Região Nordeste havia 18 anos.

 

Desde cedo, militares explicavam o funcionamento do material exposto aos cidadãos interessados. Os blindados Urutu e Cascavel chamaram a atenção do público. Entre os olhares de admiração, o de muitas crianças. “Eu não imaginava que aquele espaço em que eles ficavam dentro do tanque é daquele tamanho”, relatou Luana Nakao de Oliveira, de nove anos.

 

 

 

 

O 8º Batalhão de Polícia do Exército (BPE) elaborou um circuito de trânsito infantil, a fim de entreter as crianças e transmitir fundamentos de educação no trânsito. Do 2º BPE veio a Seção de Cães de Guerra. O pastor-belga malinois Dilber realizou uma apresentação de demonstração de obediência muito aplaudida pelo público. O Comandante Militar do Sudeste (CMSE), General de Exército, Mauro César Lourena Cid, visitou a exposição ao lado do Chefe do Estado-Maior do CMSE, General de Brigada Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, e do Comandante da 2ª DE, General de Divisão Décio Luís Schons.

 

É bacana ver os equipamentos e a atenção dos militares com os visitantes. Eu acho louvável a iniciativa dessa aproximação. A gente tem que ver que o Exército é nosso amigo, que nos apoia. É inclusive uma oportunidade para as crianças conhecerem”, comentou a publicitária Karina Marconi, ao lado do filho, que já havia passado tinta de camuflagem no rosto.

 

Para encerrar as atividades da manhã, o público sentou-se no gramado do parque e acompanhou a Banda de Música do 2º BPE tocar por uma hora. Ao final, alguns casais já dançavam ao som de Tim Maia e outros clássicos da música popular brasileira. Às 16h, foi a vez de a banda do 4º Batalhão de Infantaria Leve dar o tom do final de tarde no Parque do Ibirapuera.

 

Durante todo o dia, o Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP) ofereceu orientação médico-odontológica ao público. “A imagem do Exército é o melhor que nós temos no Brasil. Acho fantástica a valorização do patriotismo por parte da instituição. Aqui é uma oportunidade também para atrair o jovem a estudar e a seguir carreira no Exército”, afirmou o professor Sérgio Luís Pinto de Morais, visitante da exposição.

 

Caçapava também participa

 

Também no sábado (16), a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), subordinada à 2ª DE, realizou uma exposição de material militar aberta ao público em Caçapava. Participaram da atividade todas as organizações militares sediadas na Guarnição de Caçapava. Além da exposição, foi ministrada instrução sobre saúde bucal para crianças e atendimento clínico geral.

 

Confira mais fotos no nosso álbum.

registrado em:
Fim do conteúdo da página