Tiro noturno marca início das ações em contexto de manobra
Três Corações (MG) – Na noite dessa segunda-feira (17), o Exercício Santa Bárbara entrou em sua fase final. As Unidades de Artilharia e o 13° Regimento de Cavalaria Mecanizado realizaram disparos noturnos em um contexto simulado de manobra ofensiva. A Artilharia Divisionária da 5ª DE coordenou o apoio de fogo das Unidades participantes do exercício.
Este contexto foi trabalhado desde a fase “a distância” do exercício, ocorrida na semana passada. O apoio de fogo da Artilharia visa à conquista dos objetivos finais estabelecidos pela manobra da 2ª DE. Na manhã do dia 18, seguirão os tiros reais no contexto da simulação de ataque.
As áreas das instalações de apoio logístico, de Posto de Comando e de Observação, além das posições de tiro, estão localizadas no interior Campo de Instrução General Moacyr Araújo Lopes (CIGMAL), da Escola de Sargentos das Armas. Com isso, todo o exercício ocorre em área militar, com todas as medidas de segurança do tiro e sem contato de militares com a população local.