Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Brigada Aeromóvel se adestra em Operações de Garantia da Lei e da Ordem
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Brigada Aeromóvel se adestra em Operações de Garantia da Lei e da Ordem

  • Publicado: Terça, 13 de Junho de 2017, 17h15
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2017, 15h27

Exercício Anhanguera envolveu cerca de 1,4 mil militares no Vale do Paraíba e simulou situações de crise.

Vale do Paraíba (SP) – A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) realizou, entre os dias 5 e 9 de junho, o Exercício Anhanguera nos municípios de Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba. O objetivo da simulação era capacitar as tropas a serem empregadas em Operações de Apoio a Órgãos Governamentais em um quadro de normalidade institucional, com ênfase na tarefa de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Cerca de 1.400 militares participaram do exercício.

Em Natividade da Serra, onde estava acantonado o 5° Batalhão de Infantaria Leve (BIL), foi realizada a simulação de uma desocupação de área invadida concomitantemente a uma operação de busca e apreensão. “A missão do batalhão era cumprir a requisição emitida pelo Poder Judiciário com a desocupação de área invadida em frente ao Mercado Municipal de Natividade da Serra. A 1ª Companhia de Fuzileiros Leve realizou a Operação de Controle de Distúrbios, a fim de desocupar a área invadida”, explicou o Comandante do 5° BIL, Tenente-Coronel Giuvenduto.

Os agentes perturbadores da ordem pública montaram uma barricada e atearam fogo a pneus e madeira. Quando os militares chegaram ao local, tentaram negociar o fim do ato ilegal com o intuito de não fazer uso da força. Sem sucesso, a formação de combate avançou e, com armamento e tecnologia não-letal, dissuadiu os vândalos. Após a averiguação do local da invasão, os militares constataram a presença de um artefato explosivo. Um pelotão da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, que compunha a Força-Tarefa (FT) Itororó (comandada pelo 5° BIL), realizou a neutralização do artefato. Também compunha a FT Itororó um pelotão da 5ª Bateria de Artilharia Antiaérea. O TC Giuvenduto comentou sobre a tarefa de comandar uma FT. “Foi muito tranquilo, pois o batalhão está sempre operando, como Força-Tarefa Aeromóvel, com outras unidades da 12ª Bda Inf L (Amv), quer seja em exercícios ou em missões reais”, disse.

Outro fato que simula ainda mais a realidade é o curto espaço de tempo entre o recebimento da missão e a execução da tarefa. “O desafio é grande. Entretanto, o batalhão está preparado para ser empregado em missões com um espaço de tempo curto para o planejamento, tendo em vista o nosso constante adestramento individual e coletivo realizado em Lorena, principalmente para os comandantes de todos os níveis”, explicou o Comandante do 5° BIL.

Ações cívico-sociais

Além do adestramento no Exercício Anhanguera, o 5° BIL, assim como as outras unidades da Brigada Aeromóvel que estiverem em ação, realizaram ações de contrapartida à população local. Militares do Regimento Itororó realizaram a pintura da escola Otacílio Fernandes, localizada no Centro de Natividade da Serra; palestras em escolas sobre a profissão militar; desfile militar no Centro da cidade; apresentação da banda de música do 5° BIL no Centro Cultural de Natividade da Serra; e ação cívico-social (ACISO), com exposição de material militar e orientação médico-odontológica.

GLO

As Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO) caracterizam-se como operações de “não guerra”, pois, embora empreguem o Poder Militar, no âmbito interno, não envolvem o combate propriamente dito. As Op GLO costumam ocorrer após solicitação do Poder Executivo Estadual ao Presidente da República, quando é notado que as Polícias Militares estão “indisponíveis ou insuficientes para o desempenho regular de sua missão constitucional”. O caso mais recente – e que ganhou repercussão nacional – foi o emprego de tropas do Exército no Estado do Espírito Santo.

Confira mais fotos no nosso álbum.

registrado em:
Fim do conteúdo da página