2ª Divisão de Exército realiza entrevistas coletivas com estudantes universitários
Em uma simulação de crise de imagem, estudantes de Jornalismo entrevistaram comandantes das Brigadas subordinadas à 2ª DE.
Cunha e São Luiz do Paraitinga (SP) – A 2ª Divisão de Exército convidou estudantes de Jornalismo da Universidade de Taubaté (Unitau) para participar de duas entrevistas coletivas com os Comandantes da 11ª Brigada de Infantaria Leve (Bda Inf L), General de Brigada Carlos Sérgio Camara Saú; e da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General de Brigada Mario Fernandes; no contexto do Exercício Agulhas Negras 2017 – Operação Catioca. As atividades foram desenvolvidas nos dias 27 e 28 de novembro. Ao todo, participaram 34 estudantes.
O objetivo da atividade era adestrar a Comunicação Social e o Comandante das Brigadas a atuarem em um cenário de crise de imagem, no qual o Exército teria que prestar esclarecimentos à imprensa após condutas militares equivocadas. O outro objetivo da atividade era realizar uma aproximação da Força Terrestre com os futuros formadores de opinião.
Um dia com o Exército
Era cedo, antes das 8h, chovia em Taubaté, quando o ônibus do Exército encostou à porta do campus da Unitau. Ali, esperavam jovens estudantes de Jornalismo, animados com as atividades que esperavam ter naquele dia. No dia 27, 18 deles foram levados a Cunha, para o Posto de Comando da 11ª Bda Inf L. Lá, foram recebidos pela Seção de Operações da Brigada Anhanguera, que ministrou uma apresentação sobre o exercício. Os estudantes embarcaram em uma Viatura 5 Ton. Para o deslocamento, todos se equiparam com capacete balístico.
Os 18 estudantes seguiram para a base do 13° Regimento de Cavalaria Mecanizado, onde viram de perto o blindado Urutu. Na parte da tarde, foi realizada a entrevista coletiva.
No dia seguinte (28), outros 16 estudantes verificaram como funciona um Posto de Bloqueio e Controle de Estradas e visitaram a base do 6° Batalhão de Infantaria Leve em Redenção da Serra. A entrevista coletiva foi realizada no Posto de Comando da 12ª Bda Inf L (Amv), localizado em São Luiz do Paraitinga (SP) por ocasião do Exercício Agulhas Negras.
Problema Militar Simulado
A 2ª DE criou dois Problemas Militares Simulados de Comunicação Social para cada Brigada, que recebia os problemas 24 horas antes do horário marcado previamente para ocorrer a coletiva de imprensa. A Seção de Comunicação Social da Brigada estudou o problema, preparou uma nota e um kit à imprensa, além de treinar o seu porta-voz para prestar os devidos esclarecimentos à imprensa, no exercício, simulada por estudantes do curso de Jornalismo.
A atividade também foi uma experiência inédita para parte dos estudantes, que nunca haviam participado de uma coletiva de imprensa.
Além de formar uma imagem positiva da Força Terrestre para os futuros jornalistas, a 2ª Divisão de Exército teve a oportunidade de realizar uma atividade de integração com a sociedade local e apresentar o trabalho dos militares em operações.